sexta-feira, 22 de maio de 2009

A photoshop revolucionou o mundo


este texto é dedicado a todos os obesos do mundo!


A ideia que hoje temos de felicidade passa pelo..photoshop. Não há conversa que envolva fotografias ou revistas que não vá lá dar. Estamos constantemente descontentes com a nossa aparência, com as borbulhas, as verrugas, as rugas, os pés de galinha, a linha do corpo abrangente, o papo, a pele descaída, a estria, o cabelo branco e esquece-mo-nos que o ser humano é falho por natureza e um corpo em constante mutação. O mundo das revistas e do cinema apregoa-nos a beleza intemporal e perfeita, mas a perfeição só pode ser uma utopia que nos convença a ser melhores - e nada contra isso. Melhorar a nossa aparência é até um sinal de sociabilidade já que vivemos uns com os outros e a convivência exige o mínimo dos mínimos. Mais não seja a higiene, o corte de cabelo e a roupa lavada.

Mas hoje em dia, a busca pela perfeição e juventude leva-nos a situações limite. Ontem ouvi dizer que a baba dos caracóis era muito benéfica para a pele.... e fiquei curioso. Ao ponto de procurar a dita embalagem nos EUA e ver os preços de avião para Miami.

Uma amiga falava-me num filme onde uma mulher em busca da juventude eterna comia fetos humanos. Dorian Gray faz um pacto com o diabo e por aí sucessivamente. Tudo aliado a esta busca tem qualquer coisa de sombrio. Como se fosse anti-natura lutar contra a nossa mortalidade e genética.

Mas será que a culpa é só das revistas e dos media? Acho que não. Há milhares de anos que andamos atrás da imortalidade e procurar o elixir é uma constante, talvez hoje mais difundida porque chega a todas as classes sociais.

A Dona Eliete pode ir à sephora e comprar retinol por 70 euros e sentir-se uma colegial no domingo quando vais aos Alunos de Apolo dançar com o esposo.

Mais do que procurar a juventude, as pessoas procuram a constância das suas faculdades e a aceitação dos outros. Ser jovem significa ter ainda poder sobre actos e decisões, planear a vida e fazer ainda tudo aquilo que o mundo nos obriga a sonhar.

Por isso..... olha, venham os caracóis, as caracoletas, a barata moída, o dente da galinha africana, os entrefolhos do rabo da águia careca e a membrana da grande baleia azul!

E quando tudo isto não resultar...teremos sempre A photoshop!

p.s. o homem da fotografia sou eu depois do Pipo passar 2 anos à frente do computador a refazer tudo. Não fico lindo?

3 comentários:

  1. Gosto mais de ti ao natural! Beijos!

    ResponderEliminar
  2. Baba de caracol, retinol? Deixa-te de pinderiquices e marca já uma sangrenta sessão de niptuck, com anestesia geral, costuras e seringas: e em recobro por 2 meses.
    "No pain, no gain!"

    ResponderEliminar
  3. O Sakis Rouvas agradece a publicidade, com toda a certeza!

    ( Gostei do blog, do Ó... ;) )

    ResponderEliminar